« Back to News

Porto Eleito o Melhor Destino Europeu 2014

Porto-European-Best-Destination-for-2014

13 fevereiro 2014 Magazine Libertas

Nem Roma nem Barcelona, nem sequer Londres, Paris ou Berlim. A votação online no Porto para melhor destino europeu cilindrou a concorrência de peso: contas feitas, a Invicta, confirmou a organização do evento à Fugas, conseguiu 14,8% dos votos, muito à frente da segunda classificada, a croata Zagrebe (10,2%). A votação decorreu online, aberta a todos, entre 22 de Janeiro e 12 de Fevereiro. O top 5 europeu completa-se com Viena (Áustria), Nicósia (Chipre) e Budapeste (Hungria).

É a segunda vez que o Porto vence a competição European Best Destinations (EBD) promovida pela European Consumers Choice, “organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas”, com sede em Bruxelas, que “avalia produtos e serviços”, além de realizar rankings turísticos. Este ano, segundo dados da organização, foram batidos “todos os recordes” neste que é “o maior evento de e-turismo na Europa”, congregando “centenas de milhares de viajantes”: no total, foram apurados 228.688 votos.

“Queremos felicitar as autoridades municipais pelo excelente trabalho realizado durante estas três semanas de mobilização, flash mob, vídeos e divulgação”, adiantou à Fugas Maximilien Lejeune, director de relações públicos dos European Best Destination. Foi “um chamamento ao voto com uma belíssima energia”, para o qual contribuíram, refere, o “Turismo local ou os voluntários” que promoveram a eleição da cidade.

O Porto sucede a Istambul, vencedor da 4.ª edição do troféu, em que Lisboa ficou classificada em 2.º lugar (apenas 0,2% cento separaram as duas cidades). Aliás, Portugal tem tido uma prestação muito bem-sucedida desde o primeiro ano em que se realizou a votação: em 2010, foi precisamente a capital portuguesa a vencer. Seguiu-se Copenhaga em 2011 e a vitória portuense em 2012. Segundo as regras, o destino vencedor num ano não entra na competição no ano seguinte.

Já a Madeira, finalista pela primeira vez, conseguiu um 6.º lugar com 6,9% dos votos, mesmo à beira do top 5 (Budapeste, em 5.º lugar, tem 7,1%) e alguns pontos acima de destinos de topo como Milão, Madrid, Berlim ou Roma (que completam o top 10).

Ao Porto, chegará agora o troféu oficial de European Best Destination 2014 mas a distinção traz outras mais-valias para além da promoção inerente à utilização da chancela. No site oficial dos EBD, a cidade terá direito a um guia online actualizado (com versões em inglês e francês).

E razões para a nova vitória portuense, para além da mobilização online? “O Porto é muito mais que a comida, muito mais que a história, até mais do que as paisagens e o maravilhoso Douro, mais que o mar. O Porto é um destino vibrante, um destino que tem muito mais para oferecer aos viajantes”, diz-nos o responsável dos EBD. Lejeune, que se confessa “fã” da região, refere que “houve uma competição feroz este ano, entre localizações belíssimas” mas “todos concordarão que o Porto é realmente o destino que fará o maior avanço no turismo europeu”. “Provavelmente, porque o Porto nunca perdeu, e mantém, a sua identidade, a sua alma”, resume. “Provavelmente por causa do seu povo, do seu orgulho, da sua energia, do seu entusiasmo.”

Top 10 – European Best Destinations 2014

  1. Porto, Portugal (14,8%)
  2. Zagrebe, Croácia (10,2%)
  3. Viena, Áustria (10,1%)
  4. Nicósia, Chipre (7,3%)
  5. Budapeste, Hungria (7,1%)
  6. Madeira, Portugal (6,9%)
  7. Milão, Itália (6,6%)
  8. Madrid, Espanha (6,4%)
  9. Berlim, Alemanha (6,3%)
  10. Roma, Itália (6,1%)
  • Posted in: